Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2012

RITUAL DA BANDEIRA DE SENHORA SANTANA EM UMBURANAS -CE

          Umburanas é um pequeno distrito  da cidade de Mauriti localizada no interior do Sul do Ceará. Este pequeno e singelo lugar destaca-se entre os demais por ter um povo deveras receptivo, alegre e anfitrião, pois todos que têm o privilégio de estar em Umburanas sempre retorna com muitas saudades. É como costuma dizer as pessoas de lá. "Quem bebe da água de Umburanas sempre retorna". Ô aguinha doce!!!. Mas na verdade, não tem nada a ver com a água. As pessoas de Umburanas tem uma qualidade singular de lugares pequenos onde todo mundo se conhece, para o povo dessa "terrinha", é sempre muito bom receber familiares que vem de fora e que trazem amigos e parentes para participar e juntos comemorar o reencontro da vida. Claro, além de toda essa receptividade dos umburanenses Umburanas ainda guarda em sua atmosfera um pouco das manifestações religiosas que se faz muito presente. 
       Em Umburanas como em todos os distritos de Mauriti, se comemora a festa de santos padroeiros. Temos Santa Ana a padroeira e São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco. A festa de Santana é uma manifestação religiosa de grande importância para os umburaneses. Um fato extraordinário ocorre 13 horas antes do hasteamento da bandeira de Santana. Os devotos da Santa se reúnem, sobretudo os noitários, compram centenas de fogos de artifícios e 5 horas da manhã a comunidade reunida vai assistir ao show pirotécnico que encantam a todos. Antes disso todos se cumprimentam, conversam e os que não se vêem a muito tempo, vivem o momento especial do reencontro.
        É de hábito do povo se reunir no patamá da igreja para o hasteamento da bandeira, que fica em um mastro defronte a mesma. Na festa de Senhora Santana este fato é deveras relevante. No dia 16 de Julho a abertura da festa, o mastro é arrancado a bandeira feita de tecido recebe um tratamento especial, onde é lavada e perfumada e as 6 horas da noite os devotos de Santa Ana se reúnem na calçada da casa de seu João Felipe de onde o mastro e a bandeira são levados em procissão. Antes são distribuídas velas às pessoas  que rezam, fazem jaculatórias e cantam hino bendizendo a Santa. Para as crianças são oferecidas chuvinhas que ao soltarem transmitem toda a alegria inicial da festa. É um momento bonito e agradável de se ver. Em seguida os devotos de Senhora Santana seguem com a bandeira em procissão. até o riacho Umburanas, onde o mastro é imerso na água para que o inverno seja próspero e a colheita farta durante todo o ano. A procissão segue pela rua central da capela , sendo levada ao interior da mesma por  dois anjos que se colocam a frente segurando a bandeira e logo atrás, por devotos que fazem promessas de levar até os pés do padre a referida bandeira. Ao chegar na igreja toda a comunidade está pronta para receber a bandeira que entra seguindo um tapete vermelho e as pessoas que esperam anciosas a entrada triunfal estendem as mãos fazem seus pedidos e rezam. Algumas até choram emocionadas ou por algum outro motivo. No final da missa, o mastro juntamente com a bandeira é levado até a frente da igreja onde as pessoas e o padre permanecem presentes até o final do ritual, rezando, colocando incenso e os devotos respondendo as jaculatória. No final a bandeira é erguida e todos aplaudem. Algumas famílias ao final do ritual distribuem chuvinhas para as crianças soltarem.   
          A origem da história do ritual da "Bandeira de Umburanas" é bem surpreendente e os moradores mais velhos relatam que devido a carência de chuvas que houve durante a seca de 1915 e assolou sobretudo o interior do Ceará, o rio que servia para dar água as criações de gado e cabras, para lavar roupas e aguoar as plantações secou, e assustou os moradores. Uma senhora fez uma promessa a Santa Ana e suplico-lhe piedosamente que se a padroeira mandasse chuva para a região, todos os anos ela iria levar a bandeira da Santa até o rio e molhar o seu mastro, para que nunca mais faltasse água. Até hoje, este ritual é seguido por todos os moradores de Umburanas que participam sempre com muito fervor  e devoção.
        Até os dias atuais a festa de Senhora Santa Ana é uma das mais tradicionais e todas as noites durantes os novenários da padroeira a igreja de tamanho médio comporta um grande número de pessoas que lotam seu interior e a parte externa. Todos participam religiosamente da novena da Santa, entoando os hinos alusivos e recitando as jaculatórias correspondentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário